quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Por que rezar pelos mortos ?


No 2º livro dos Macabeus, capítulo 12, versículos 43 ao 46 diz o seguinte : "Tendo feito uma coleta mandou 2 mil dracmas de prata a Jerusalém para se oferecer um sacrifício pelo pecado. Obra bela e santa, inspirada pela crença na ressurreição, porque se ele não esperasse que os mortos haviam de ressuscitar, seria coisa supérfula e vã orar pelos defuntos. Ele considerava que aos falecidos na piedade está reservado uma grandíssima recompensa. SANTO E SALUTAR ESSE PENSAMENTO DE ORAR PELOS MORTOS, para que sejam livres dos seus pecados."

Por isso, São Paulo na 2ª Epístola a Timóteo, cap.1, versiculo 18 assim ora a Deus pelo amigo Onesífero: "Que o Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia do Senhor naquele dia".

Os Santos, Papas e Doutores da Igreja também recomendam a oração para os fiéis defuntos :

Tertuliano (220) Bispo de Cartago

"A esposa roga pela alma de seu esposo e pede para ele refrigério, e que volte a reunir-se com ele na ressureição; oferece sufrágio todos os dias aniversários de sua morte". (De monogamia, 10)

Tertuliano atesta o uso de sufrágios na liturgia oficial de Cartago, que era um dos principais centros do Cristianismo no século III:
"Durante a morte e o sepultamento de um fiel, este fora beneficiado com a oração do sacerdote da Igreja".

São
Gregório Magno (540/604) Papa e Doutor da Igreja

"No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo purificados, segundo o que afirma Aquele que é a Verdade, dizendo que se alguém tiver cometido uma blasfêmia contra o Espirito Santo, não lhe será perdoada nem no presente século nem no século futuro (Mt 12,31). Dessa afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no século presente, ao passo que outras, no século futuro." (dial. 4,39)

São João Crisóstomo (349/407) Bispo e Doutor da Igreja

"Levemos-lhe socorro e celebremos a sua memória. Se os filhos de Jó foram purificados pelos sacrifícios de seu pai (Jó 1,5), porque duvidar ue as nossas oferendas em favor dos mortos lhes leva alguma consolação? Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer as nossas orações por eles." (Hom. 1Cor 41,15)

Também, nas celebrações Liturgicas da Santa Missa, a Igreja Ora pelos defuntos :

"Lembrai-vos também dos que morreram na paz do vosso Cristo e de todos os mortos dos quais só vós conheceis a fé." (Oração Euc. IV)
"Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressureição e de todos os que partiram dessa vida : acolhei-os junto a vós na luz da vossa face." (Oração Euc. II)Negrito
"Lembrai-vos dos nossos irmãos e irmãs...que adormeceram na paz de vosso Cristo, e de todos os falecidos, cuja fé só vós conhecestes: acolhei-os na luz da vossa face e conceda-lhes, no dia da ressureição, a plenitude da vida." (Oração Euc. VI/A)
"Ó Pai, sabemos que sempre vos lembrais de todos. Por isso, pedimos por aqueles que nós amamos...e por todos os que morreram em vossa paz." (Oração Euc. IX/ crianças 1)

Catecismo da Igreja Católica

" Reconhecendo cabalmente esta comunhão de todo o corpo místico de Jesus Cristo, a Igreja terrestre, desde os tempos primeros da religião cristã, venerou com grande piedade a memória dos defuntos..."(CIC, 958)

"A nossa oração por eles [no Purgatório] pode não somente ajudá-los, mas também torna eficaz a sua intercessão por nós." (CIC, 958)

Portanto, os católicos rezam pelos mortos, porque, com a Bíblia e toda a tradição, desde os tempos apostólicos, crêm na existência do Purgatório.

Se os mortos não interessam pelos vivos, como explicar que aquele rico nos tormentos do inferno suplicasse a Abraão que enviasse Lázaro a seus cinco irmãos ainda vivos, para convencê-los a mudar de vida e evitar virem, por sua vez, áquele local de tormento ? (S.Lucas 16, 27) Como podia Abraão ignorar o que se passava aqui na terra, visto que sabia terem os vivos Moisés e os profetas, isto é, seus livros, e que se seguindo escapariam os tormentos do inferno ?

Os anjos, que velam sobre as coisas desse mundo, podem também lhes revelar alguns pontos julgados convenientes a cada um por aquele que tudo governa. Pois se os anjos não tivessem o poder de estarem presentes na morda dos vivos e dos mortos, o Senhor Jesus não teria dito: "Aconteceu que o pobre morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão." S.Lucas 16, 22.


A oração pelos fiéis defuntos é e sempre foi licita na Igreja, desde os apóstolos até os dias de hoje.





Nenhum comentário:

Postar um comentário