terça-feira, 29 de dezembro de 2009

29 de Dezembro, dia do Rei Davi


A igreja celebra hoje, 29 de dezembro a memória liturgica do Rei Davi. Essa festa é comemorada mais pela igreja no oriente, por isso que no ocidente ela não é tão difundida.

David ou Davi em hebraico significa דוד, literalmente "querido", "amado", no hebraico moderno Dávid, no hebraico tiberiano Dāwiḏ; em árabe: داود.

Filho de Jessé, da tribo de Judá, teria nascido na cidade de Belém e se destacado na luta dos Israelitas contra os Filisteus. Tornou-se rei, sucedendo a Saul e conquistou Jerusalém, que transformou em capital do Reino Unido de Israel.

A Biblia cita pela primeira vez Davi em I Samuel 16, 1-13 : "...era ruívo, de belo semblante e admirável presença. E Javé disse: Levanta-te e unge-o: é ele!..."

No antigo testamento a história de Golias e Davi também ganha importância. Quiz Deus mostrar ao seu povo eleito que os "pequenos" podem vencer as adversidades da vida, derrotando aqueles que se dizem invenciveis.

O novo testamento faz memoria a Davi, referindo a ele a descendência de Jesus : "...Ele será grande, será chamado filho do Altissimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai..." S.Lucas 1, 32. "...Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi..." S.Mateus 1,1. "...Filho de Davi tem compaixão de nós!..." S.Mateus 9,27.

A
festa liturgica de davi como foi dito antes, não é muito difundida na igreja no ocidente, apenas no oriente é que se vemos igrejas dedicadas ao Rei Davi.

Como o evangelista, ouçamos dizer :

"Filho de Davi olha para mim...."

Nenhum comentário:

Postar um comentário